CAMINHOS DE ESTILO

Publicado em 13 . 07 . 2015

Por Pati Cuozzo



Desde que meu contato com o universo da moda entrou em uma esfera mais, digamos assim, profissional, a Serra Gaúcha volta e meia faz parte do cenário. Em um primeiro momento, com a universidade onde me formei, a UCS, em Caxias do Sul (cujo curso de moda, por sinal, tem conceito máximo no MEC! Um beijo aos mestres!) e mais recentemente, com simpósios, palestras e clientes pros lados de lá.

foto: droid studio|paticuozzo.com

Muitas vezes a gente nem dá o merecido valor, mas é naquela região gelada que estão alguns dos maiores e melhores criativos do país e, porque não, do mundo. Para citar, por cima: Grendene, Tramontina, Coza, Todeschini e um sem fim de malharias com técnicas e maquinários dignos dos grandes pólos fashion. Talvez aquela coisa do design italiano esteja nos genes mesmo…

Eu até poderia entrar no mérito da atual situação da indústria da malha no Rio Grande do Sul, mas vou me deter em dividir com vocês uma das preciosidades que recentemente descobri por lá. Sim, a Serra guarda inúmeros tesouros a serem descobertos e, garanto para vocês, eles vão muito além da boa gastronomia a base de pan & vin.

A minha mais recente descoberta na Serra atende pelo nome de Benta. Da cidade de Bento Gonçalves, a marca é adepta do conceito de slowfashion, que dá um merecido chega-pra-lá naquela ideia ultrapassada – e nada consciente – que a mulher precisa renovar seu guarda-roupa a cada estação. Por isso a Benta preza por peças atemporais e de qualidade.

foto: droid studio|paticuozzo.com

Pensando em valorizar as suas origens, a marca apostou na campanha Street Style Serrano, que mescla elementos do movimento mais democrático da moda, o street style, com toda a tradição da imigração italiana presente naquela região.

Fotografada em Pinto Bandeira e ao longo dos sete quilômetros do belíssimo Caminhos de Pedra, em Bento, o editorial em que tive o prazer de assinar o styling, explora a tonalidade amarelo-esverdeada do vale, reforçado pelas mais de trinta vinícolas ali instaladas. Lindo, lindo!

E então, prontos para explorar este e outros segredinhos escondidos pela Serra Gaúcha?

foto: droid studio|paticuozzo.com

foto: droid studio|paticuozzo.com

foto: droid studio|paticuozzo.com

Benta – Street Style Serrano/Inverno 2015

Conceito: Gauche – inspiração de moda/Fotos: Droid Studio/Styling: Pati Cuozzo/Modelo: Nathalia Tondo.