O QUÉ QUE A BAIANA TEM?

Publicado em 18 . 11 . 2013

Por Pati Cuozzo



Lane Marinho é dessas mulheres que fazem a letra de Dorival Caymmi ter todo o sentindo… É, aquela que todo mundo conhece:

O que é que a baiana tem?
O que é que a baiana tem?
Tem torso de seda, tem! 
Tem brinco de ouro, tem!
Corrente de ouro, tem!
Tem pano da Costa, tem!
Tem bata rendada, tem! 
Pulseira de ouro, tem!
E tem saia engomada, tem!
Tem sandália enfeitada, tem!
E tem graça como ninguém…!

Opa! Peraí! Vamos voltar aonde diz “sandália enfeitada”… Tem, e como! Lane trabalhou por quase dez anos com os pesos pesados da indústria calçadista até se render a sua paixão pela criação artesanal.

Ahhh, sim… O cenário em que cada sapatito é fotografado também é criado por Lane, é claro! Vale a pena entrar no site e se deliciar com os ambientes!

Os bordados, desenhos e costuras, ou seja, tudo que envolve muita habilidade manual, fazem parte do seu universo desde pequena e estavam um pouco adormecidos até um retiro artístico no Rio de Janeiro, quando ela teve um click e voltou a usar as mãos, reanimando um sonho antigo.

(Foto: Site Lane Marinho/Reprodução)

Já deu pra sentir o senso estético puro glamour da moça, né?!

Lane, então, começou a criar o fantástico universo das suas manufaturas entremeadas à pinturas à óleo e já está encantando Brasil (e mundo!) afora. Ela mesma é quem desenha, corta, testa as formas, costura… Enfim, é um processo que vai bem na contra-mão do fast que vivemos e com outros valores; aquele pequeno detalhezinho, que no sapato industrializado é visto como defeito, nesse caso é o “plus a mais”, prova de que aquele par tem vida e foi costurado à mão, com paixão!

Quer saber o que mais a baiana tem? Sofisticação, tem! Criatividade, tem! Luxo, tem! Tem! Tem!

(Foto: Site Lane Marinho/Reprodução)

A designer Lane Marinho; sem pressa e com muito estilo!

 

.